domingo, 20 de maio de 2012

Beagle


Origem
Estamos falando de um cão adorável, de porte médio, originário da Inglaterra. Lá, o beagle ainda é usado na caça às lebres e às raposas. É extremamente ativo, dócil, mas os filhotes são muito chorões. Precisam fazer exercícios diariamente, pois têm tendência a engordar. A gulodice do beagle é notória: qualquer pessoa que lhe mostre comida ganha sua simpatia. É um cão ideal para crianças. Adora brincar, correr de um lado para outro e nunca é agressivo.


Aparência
Sua altura varia entre 33 e 45cm, com pelagem curta e densa, normalmente branca, preta e um tom avermelhado, mas pode, também, ser bicolor. A cabeça é grande, sem rugas ou dobras, focinho curto e mandíbulas fortes. As orelhas são grandes e ficam penduradas pelas bochechas.

Saúde
Por serem extremamente gulosos, é preciso ter uma atenção toda especial com a sua alimentação, senão a obesidade toma conta. Outra característica da raça são os problemas de pele, como eczemas e alergias. Alguns podem apresentar problemas na glândula da terceira pálpebra, conhecida como glândula de Harder, que é uma bolinha vermelha. Mas nada que uma consulta ao veterinário não resolva. As glândulas anais também podem apresentar problemas de inflamação, tratados com drenagem, curativos, pomadas e antibióticos.

Curiosidades
A raça é muito antiga, já mencionada a partir do século III, e foi muito bem cotada nos reinados de Henrique VIII e de Elizabeth I. Foram introduzidos na França no século XIX, onde se tornou um dos cães mais populares devido à sua simpatia e o dia 12 de junho é o Dia do Beagle naquele país. O navio do naturalista Charles Darwin chamava-se Beagle e o cãozinho Snoopy, dos quadrinhos, talvez seja o beagle mais famoso do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário