Google+ Followers

domingo, 7 de abril de 2013

Collie



Origem
Uma teoria da origem do nome é que ele foi derivado de uma palavra gaélica que significa útil, o que leva a raça à situações de pastoreio e trabalho valorizadas pelos Celtas que primeiro se estabeleceram nas Ilhas Britânicas. Os serviços de pastoreio de ovelhas e guarda são alguns dos mais antigos atribuídos à cães, embora a prova da raça collie date apenas de cerca de 1800.

Aparência
O collie é um cão ativo, ágil, forte, e combina força, velocidade e graça. A pelagem pode ser de dois tipos, ambas com um subpêlo macio e abundante. O revestimento exterior da variedade lisa é curta, dura e plana, sendo que a variedade áspera é em linha reta, dura, abundante e longo, em especial sobre a crina e colar. A expressão collie é uma característica importante da raça, e depende da forma e do equilíbrio do crânio e do focinho, bem como as características dos olhos e ouvidos. Deve ser brilhante, alerta e inteligente.

Saúde
Se você quer ter a companhia de um collie, saiba que ele precisa de uma boa caminhada ou corrida. E adora uma brincadeira, que acaba sendo necessária todos os dias. O collie pode viver ao ar livre, considerando um clima temperado a frio, mas é um cão tão orientado à família que é dentro de casa que ele é muito mais feliz. O collie da variedade lisa necessita de cuidados mínimos, já o pelo da variedade áspera precisa escovar ou pentear todos os dias.
Atenção aos olhos e problemas de pele e cuidado também ao coração e audição.




Curiosidades
O collie é gentil e dedicado. É um cão com uma herança de trabalho, e caso não conte com o exercício diário, mental e físico, pode tornar-se frustrado. É sensível, inteligente e disposto a agradar, embora às vezes seja um pouco teimoso. Ele pode beliscar os calcanhares nas brincadeiras. Alguns podem latir muito.

A rainha Vitória tornou-se entusiasmada com a raça e sob seu patrocínio, sua popularidade cresceu, não só com pastores atentos ao seu valor no trabalho, mas também com os membros da classe alta, que estavam encantados com sua beleza. 

O collie mais famoso de todos, a estrela de televisão Lassie, ainda popularizou a raça, ajudando a fazer do collie uma das raças favoritas de todos os tempos na América.




Nenhum comentário:

Postar um comentário