Google+ Followers

sexta-feira, 23 de março de 2018

Um maravilhoso cachorro azul.




Quem é fã de Friends, ou simplesmente assistiu a alguns episódios da sexta temporada da série, talvez tenha percebido um quadro de um cão azul dentro do famoso café Central Perk. Como o Mundo Pet Magazine tem especial curiosidade sobre o tema, resolvemos pesquisar por Blue Dog para descobrir o nome do artista e encontramos um trabalho riquíssimo do artista americano George Rodrigue. 



George Rodrigue nasceu em 1944 no estado americano de Louisiana e, nos anos 90, criou a série Blue Dog que deu enorme visibilidade ao seu trabalho e lhe conferiu fama.

O cão azul de olhos amarelos foi baseado na lenda do "loup-garou", história de origem francesa contada por sua mãe na infância, que dizia: se ele não fosse um bom menino, o "loup-garou" o levaria. E foi a partir desta lenda que surgiu o primeiro quadro (abaixo), representando um cachorro estranhamente sinistro, quase um monstro. Sendo que os seus traços foram inspirados na cachorrinha de infância do George, a doce Tiffany.

 


A lenda do "loup-garou" é semelhante às lendas de lobisomens em outras partes do mundo. No folclore haitiano trata-se de uma pessoa possuída por um espírito, capaz de virar cão, gato, galinha, cobra ou outro animal para sugar o sangue de bebês e crianças. Talvez por isso que este primeiro quadro tenha recebido este aspecto bem esquisito...





"Os olhos amarelos são realmente a alma do cachorro. Ele tem esse olhar penetrante. As pessoas dizem que o cachorro continua falando com eles com os olhos, sempre dizendo algo diferente. As pessoas que viram uma pintura do Blue Dog sempre se lembram disso. Eles são realmente sobre a vida, sobre a humanidade em busca de respostas. O cão nunca muda de posição. Ele apenas olha para você. E você está olhando para ele, procurando algumas respostas, "Por que estamos aqui?", E ele está apenas olhando para você, imaginando o mesmo. O cachorro não sabe. Você pode ver esse desejo em seus olhos, esse anseio por amor, respostas." disse George Rodrigue.











O Studio de George Rodrigue fica na 730 Royal Street, no turístico quarteirão francês de New Orleans, estado da Lousiana. E quem estiver programando um passeio na região, vale a visita.























O Blue Dog ganhou mais visibilidade ainda em 1992 quando foi popularizado pela Absolut Vodka em uma campanha publicitária, além da Xerox Corporation, que também o usou como "cachorro-propaganda".







George Rodrigue faleceu em dezembro de 2013 aos 69 anos, mas deixou um grande legado. Além de suas obras, ele criou a Fundação George Rodrigue das Artes (GRFA) com a missão de defender a importância das artes no desenvolvimento de juventude. A GRFA incentiva o uso da arte em todos os currículos e apoia uma variedade de programas educacionais de arte.





A fundação oferece uma variedade de programas para a promover o desenvolvimento da juventude através das artes na educação. Se você quiser saber mais, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário