domingo, 29 de abril de 2012

Afghan Hound

Origem
Em bom português ele seria galgo afegão mas, para incrementar ainda mais seu ar nobre, é conhecido mesmo como afghan hound. Como o próprio nome sugere, é uma raça muito antiga originária do Afeganistão. São cães corajosos, doces e sensíveis. Adoram correr ao ar livre, mas é um pouquinho desconfiado com estranhos, sem ser hostil.


Aparência
Como podemos ver, seu aspecto é nobre, forte e altivo. Sua altura vai de 68 a 74cm e as fêmeas são um pouco menores do que os machos. A cabeça é longa, reta e fina e o focinho é geralmente preto. Os olhos são pequenos e variam do preto ao amarelado. O pelo é fino, macio e longo, por isso mesmo deve ser escovado com frequência para não formar bolos. A cauda termina em anel encaracolado e suas cores mais comuns são ruivo, negro, preto com marrom, creme, mas todas as cores são possíveis em sua pelagem.

Saúde
Os afghan hound são cães resistentes e esbeltos. E como todo cão que possui pouca gordura no corpo, é mais sensível a anestesias. Há casos de alergia também, mas nada que um bom veterinário não consiga resolver. Vivem em torno de 13 a 14 anos.

Curiosidades
A raça era originalmente usada para caçar lobos, raposas e gazelas. Só depois de chegar à Europa e às Américas é que se tornou um cão de luxo, graças à sua grande beleza.
Sua exportação era proibida em seus territórios de origem e só chegaram ao Ocidente no século XX, através de contrabando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário