domingo, 29 de abril de 2012

Airedale Terrier

Origem
A raça é originária do Reino Unido e é a maior entre os terriers. Esses cães surgiram através de cruzamentos entre o old english broken-haired e o chamado cão de lontra. É um cão muito versátil e corajoso, conhecido como o rei dos terriers. Gosta de caçar animais pequenos e pode ser usado como cão de guarda e até mesmo cão policial. É teimoso e um pouquinho briguento, mas com alguma paciência tudo se resolve.


Aparência
A pelagem é preta e/ou castanha, densa e dura, conhecida como “pelo de arame”. Isso faz com que seja excelente caçador aquático, pois sua pelagem é praticamente impermeável. A altura varia de 58,5 a 61cm sendo as fêmeas um pouco menores. Pode chegar aos 23 kg e sua cauda é alta e esticada para cima.

Saúde
São cães resistentes, mas devem ser escovados, no mínimo, três vezes por semana. A “barba” deve ser lavada ou escovada diariamente para a remoção de restos de comida.
A expectativa de vida dos airedale terrier é de 11 a 14 anos. Alguns problemas como displasia coxofemural e infecções cutâneas podem ocorrer. Mas com cuidado e atenção muitos transtorno podem ser evitados.

Curiosidades
São cães dotados de um olfato apuradíssimo, conseguindo detectar a caça até mesmo dentro da água. Sua expressão é muito atenta e seus movimentos são ágeis e precisos. Pela sua teimosia e temperamento meio encrenqueiro tornou-se pouco popular como cão de companhia. Uma fama de certa forma injusta, porque quem tem um airedale terrier não quer saber de outro cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário