domingo, 29 de abril de 2012

Akita Inu

Origem
De origem japonesa, o nome dessa raça vem da província de Akita e Inu, em japonês, quer dizer cão. São cães extremamente afetuosos, muito ligados ao dono e bastante corajosos. Late muito pouco e, se precisa de alguma coisa, costuma uivar. Territorialista, o akita inu é “dono” de seu dono e de seu território, comportamento que o faz um excelente cão de guarda. Como é muito ligado ao dono, sofre quando é abandonado e, muitas vezes, não consegue se adaptar a uma adoção. 


Aparência
São semelhantes a um lobo, com aspecto geral imponente, robusto e nobre. Dentes fortes, olhos pequenos, orelhas pequenas e grossas e cauda grossa e forte, enrolada sobre o dorso.
A pelagem é dupla: o pelo de cima é duro e reto e o subpelo, macio e denso, o que lhe dá a aparência de bichinho de pelúcia. Os exemplares de todas as cores (vermelho e tigrado em vários matizes) devem apresentar, exceto nos de cor branca, o “urajiro”, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço e ventre, bem como na parte interior da cauda e dos membros. O peso varia entre 34 e 50kg e a altura entre 64 e 70cm, sendo as fêmeas um pouco menores.

Saúde
O pelo deve ser escovado mensalmente e com mais frequência nas mudanças de estação. Pode ocorrer displasia da anca, problemas de ordem neurológica e entropia. A expectativa de vida de um akita inu é de aproximadamente 12 anos. Precisam praticar bastante exercício e, se fechados em casa o dia todo, ficam irrequietos. São comilões, mas a gulodice é proporcional ao seu tamanho e constituição física.

Curiosidades
A raça foi quase extinta durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive com a utilização de sua pele para proteger soldados japoneses. Felizmente, foi feito um trabalho intenso de recuperação com a seleção dos melhores exemplares sobreviventes. Alguns, mestiçados com pastor alemão e mastins formaram uma nova raça, o akita americano.
Sua história é lindíssima e sua salvação da extinção, uma bela vitória. Agora temos akita inu garantido, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário