domingo, 17 de junho de 2012

Boxer

Origem
O boxer é um cão de porte médio, pelo curto e porte atlético. As primeiras aparições da raça publicamente foram em 1895 através do Clube Alemão do São Bernardo. Em janeiro de 1896, em Munique, seria fundado o primeiro clube alemão da raça. É uma mistura de pelo menos 5 raças: bullenbeisser, baerenbaisser, brabanter, dantziger e bulldog. Um mix nada modesto, como se pode ver.



Aparência
Atlético e robusto, o boxer tem musculatura seca e desenvolvida. A pelagem é curta, dourada ou tigrada, e sua movimentação é poderosa e enérgica. A altura vai de 56 a 63 cm para os machos, pesando entre 29 e 45kg, sendo as fêmeas um pouco menores. Leva-se muito em conta suas proporções, entre elas o tronco quadrado, profundidade do peito, que alcança abaixo dos cotovelos e focinho bem desenvolvido e bem equilibrado nas três dimensões. Nos Estado Unidos o corte das orelhas é muito popular e a cauda é cortada nos primeiros dias de vida do filhote. Mas em seu país de origem, a Alemanha, essas amputações foram proibidas, medida que o Brasil felizmente acompanhou.


Saúde
Displasia coxo-femural, tumores e cardiomiopatia são alguns de seus possíveis problemas de saúde. Porém, a incidência dessas doenças é muito baixa. É só adquirir o seu boxer de fontes seguras, com certificado de saúde e pronto. Você terá seu cão saudável e forte por um bom tempo.


Curiosidades
O boxer foi uma das primeiras raças a serem utilizadas como cães da polícia alemã. A raça também se saiu muito bem como guia para cegos. Os primeiros exemplares eram de pelagem branca, numa época em que o conceito de funcionalidade superava outros atores. A permissão do branco tinha a intenção de não afastar da criação exemplares que pudessem fornecer características interessantes na formação da raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário