domingo, 17 de junho de 2012

Bulldog

Origem
Originário da Grã-Bretanha, o bulldog é um cão robusto que apresenta várias linhas genéticas: o bulldog inglês, o bulldog francês – também chamado de bouledogue – o bulldog espanhol – o maior de todos - e o bulldog campeiro. Detalhe: o espanhol e o campeiro, brasileiro, ainda não são considerados oficialmente como raças.


Aparência
O bulldog é musculoso, cabeça grande e arredondada, focinho curto e achatado, pescoço arqueado, maxilares proeminentes, boca larga, lábio pendentes, orelhas pequenas e pelo curto. Você pode até achar que estamos descrevendo um monstrinho, mas não é nada disso. Apesar de ser mal encarado, o bulldog é um cão calmíssimo, nem um pouco agressivo, adora crianças, colo e é muito preguiçoso. Um doce de cão com cara de bravo.


Saúde
Como seu focinho é curto, não se deve forçar o bulldog a fazer muito exercício especialmente no calor, pois ele poderá ter problemas respiratórios. Não gosta de calor e adora deitar sobre pisos frios para descansar e se refrescar. Muita sombra e água fresca também são bem-vindas e muito cuidado com as dobras do focinho, que devem estar sempre limpas para evitar dermatites e surgimento de fungos.


Curiosidades
O bulldog não deixa por menos quando o assunto é nobreza. A raça conquistou a admiração de personagens históricos importantes, como a rainha Elizabeth I e o rei James I, da Inglaterra. Como se não bastasse, um dos maiores e mais famosos dramaturgos da história, William Shakespeare, citou o bulldog no texto da peça “Henrique VI”.


Vai pro trono ou não vai? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário