sábado, 18 de agosto de 2012

Fox Terrier Pelo Liso

Origem
É uma raça originária da Inglaterra, no século XVII, desenvolvida através de cruzamentos entre daschunds, english hounds e, mais tarde, fox hounds e beagles. São exímios caçadores de raposas e ratos. Os de pelo duro e os de pelo liso foram considerados da mesma raça por muitos anos, mas em1876 já haviam se separado como variedades. Em 1885 foram definitivamente separados como raças distintas.

Aparência
O fox terrier pelo liso é um animal forte, musculoso e pode chegar ao peso de 8kg. A pelagem tem variações em três colorações e é dura e forte. O pelo é abundante e o branco predomina pelo padrão da raça, mas também pode ser branco com castanho, preto e castanho ou com manchas pretas. Os tigrados ou avermelhados fogem dos padrões. Os membros devem ser bem balanceados, nem muito altos, nem muito baixos. As orelhas são pequenas, em forma de “V” e caídas para a frente.

Saúde
É um cão bastante forte e resistente, mas tem seus pontos fracos. Entre eles, a surdez (que pode ser congênita), catarata, dermatites (causadas por alérgenos dos mais variados tipos), dermatites atópicas (causadas por inalantes) e dermatites de contato (causadas por substâncias irritantes, como desinfetantes, e picadas de pulgas e carrapatos).

Curiosidades
A raça existe na Inglaterra desde século XV, quando era usada na caça à raposa, que lhe emprestou o nome “fox”. A origem, provavelmente, vem remotamente do cruzamento entre uma raça já extinta – terrier preto e fogo de pelo duro. É um cão extremamente inteligente e fiel ao seu dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário