terça-feira, 7 de agosto de 2012

Foxhound Inglês

Origem
Esta é uma das mais belas raças britânicas. Foi desenvolvida há séculos para a caça. Mas sua origem ainda é incerta: talvez seja um descendente dos cães de Santo Humberto e de um representante Hound, o Talbot, já extinto. Foi muito usado para caçar veados e raposas, que lhe deram o nome fox. É um cão amigável, dócil, mas muito cuidado ao levá-lo para um passeio: isso pode acabar em perseguição a algum outro animal.

Aparência
É um cão extremamente belo, por isso muito apreciado. Tem pelo curto, denso e brilhante e de fácil manutenção. Nada que uma boa escovação não deixe ainda mais bonito. A raça se apresenta tricolor – preto, canela e branco – ou com as três cores combinadas. Podem ser bicolores também, em branco e amarelo-limão.


Saúde
É um cão muito forte e saudável, mas problemas podem aparecer. Entre eles temos a displasia, otite e problemas renais, como infecções e cálculos. Por isso, uma boa alimentação e muita atenção do veterinário nunca é demais. Mas, é um cão geneticamente forte, desenvolvido para grandes corridas e caçadas em condições severas.

Curiosidades
Para que um foxhound seja considerado autêntico é preciso ter sangue de pelo menos 6 gerações e que estas 6 gerações tenham participado da caça à raposa. Como a proibição da caça entrou em vigor na Inglaterra, essa exigência deve cair por terra. Será? Grandes nomes da nobreza europeia tinham exemplares de foxhound em suas matilhas, como Napoleão III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário