O cão de água português tem origem em Algarve, na costa de Portugal. Evidências indicam que, em tempos pré-cristãos, o cão de água foi considerado quase sagrado e existem muitas teorias que envolvem este cão. A primeira descrição do cão de água português diz respeito a um texto de um monge datado de 1297. Nele, o monge conta a história de um marinheiro que estava morrendo no mar e que foi levado para terra firme por um cão que tinha um casaco de "pelo áspero negro, cortado à primeira costela e com um tufo na ponta da cauda". Muitos escritos descrevem a raça como um "cão leão". Diz-se que o poodle de hoje, o kerry blue terrier e spaniel de água irlandês são possivelmente ancestrais do cão de água.
Característica
Este cão de trabalho foi valorizado pelos pescadores como um companheiro e cão de guarda. Ele viveu nos barcos onde foi treinado para pescar - guiando cardumes para as redes, para recuperar equipamento perdido ou redes quebrados, e para atuar como um mensageiro de navio para navio, ou embarcação para terra.
O cão de água é um animal de espirituoso, obstinado, corajoso e muito resistente à fadiga. Um cão de inteligência excepcional e um companheiro leal. Ele obedece seu dono com facilidade e prazer aparente. É obediente com aqueles que cuidam dele ou com aqueles para quem ele trabalha.

Em 1930, Vasco Bensaude, um rico empresário Português com especial interesse em cães, foi apresentado ao cão de água português por amigos. Ele foi informado sobre o trabalho maravilhoso deste animal e, embora houvesse apenas uns poucos cães ainda trabalhando nos barcos dos pescadores, ele finalmente adquiriu um cão chamado "Leão". "Leão" (1931-1942) foi o pai fundador da raça moderna e aquele em que o padrão da raça original escrito foi baseado. A primeira ninhada nasceu em 1 de maio de 1937, no Canil Algarbiorum.
O cão de água português na Casa Branca
A fama recente do peludo se deu por conta de Bo. Este especial morador da Casa Branca foi presente do presidente Barack Obama para suas filhas e passou a ser notícia pelo mundo todo. Você já o conhecia, não? ;)
Oi já estou seguindo seu blog segue o meu? http://sobrecaezinhos.blogspot.com.br/
ResponderExcluir