quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Setter Inglês


Origem
Como todos os setters, o inglês também descende dos spaniels. São exímios caçadores e ótimos companheiros, qualidade que ganhou mais destaque depois que as caçadas passaram a ser proibidas em quase todos os países. É um cão silencioso, dócil, atencioso, leal ao seu dono e de fácil adestramento. Gosta de crianças e é um cão muito bonito.

Aparência
É um cão de porte médio. Os machos medem de 65 a 68 cm e o peso pode chegar a 30 kg. As fêmeas são um pouco menores. A pelagem é longa e sedosa, levemente ondulada e, próxima aos membros anteriores e posteriores, cai em forma de franja. As cores são preta e branca, laranja e branca, limão e branca, fígado e branca e também tricolor em diversas combinações.

Saúde
Embora seja um cão robusto, pode apresentar problemas de saúde. Entre os mais comuns estão a cegueira e as alergias cutâneas. A pelagem deve ser muito bem cuidada para evitar o aparecimento de parasitas, pulgas e carrapatos. Há casos de catarata, conjuntivite e glaucoma. Displasia coxo-femural também pode ocorrer. O setter inglês pode viver até os doze anos.

Curiosidades
A raça setter inglês é a mais antiga dos cães de aponte, ou seja, aqueles que apontam a caça assim que a percebem. O setter inglês como conhecemos hoje foi desenvolvida a partir de 1825 pelo Sir Edward Lawerack. Reza a lenda que Sir Lawerack passou mais de cinquenta anos selecionando a raça. Após sua morte, o setter continuou a ser aperfeiçoado por outros criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário