quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Shih-Tzu


Origem
A raça é originária da China e o nome vem de “cão leão”, pois foi desenvolvida para parecer um leão em miniatura. O shih-tzu é parente próximo do lhasa apso. São cães extremamente dóceis e adoram cafuné. Adaptam-se perfeitamente a espaços pequenos e são muito bem educados quando o assunto é xixi e cocô. É só ensiná-los a fazer as necessidades em determinado espaço e pronto. Adoram crianças e têm uma característica: com seu jeitinho todo especial, acabam dominando seus donos.


Aparência
Na verdade, o shih-tzu parece um brinquedinho vivo. A pelagem é comprida e sedosa. A cabeça é redonda e os olhos bem separados. A altura vai de 20 a 28cm e o peso fica em torno de 3,5 e 7,5kg, mas o padrão mínimo de peso exigido é de 4,5kg. As cores mais comuns são branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno e há os mesclados tricolores.

Saúde
Trata-se de um cão muito saudável, mas há casos de doenças e entre as mais comuns estão problemas nas articulações, otites e problemas nos olhos. O shih-tzu é pouco resistente ao calor e os problemas respiratórios são muito frequentes. A dieta deve ser muito bem controlada para evitar a obesidade. Visitas constantes ao veterinário são muito bem-vindas.

Curiosidades
O shih-tzu é uma das mais antigas raças existentes. Existe uma lenda que diz que o shih-tzu é o símbolo do amor impossível. Havia uma princesa chinesa e um mongol que se apaixonaram. Proibidos de casar, eles resolveram cruzar um cão legítimo representante da China, o pequinês, com um lhasa apso, cão do Tibete, onde os mongóis são o povo predominante e assim teria nascido o shih-tzu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário