domingo, 1 de julho de 2012

Bull Terrier

Origem
Este é um cão que tem sua história atrelada às rinhas de briga. Para aperfeiçoá-lo ainda mais nas lutas, os aficionados cruzaram os exemplares com cães mais ágeis e ferozes, os terriers brancos, caçadores de lobos e raposas. Daí surgiu a raça como a conhecemos. A popularização foi rápida na Inglaterra e, depois, pelo mundo.


Aparência
É um cão de estrutura sólida, muito forte, musculoso e de expressão viva. Conhecido como o gladiador dos cães, é equilibrado, disciplinado e amável, ao contrário do que muita gente pensa. Existe uma versão miniatura do bullterrier que é mais agressiva com outros cães. Mas, normalmente, o bullterrier é na dele, apesar de seu histórico nada pacífico.

Saúde
Como dissemos, é um cão robusto, forte, mas podem ocorrer problemas de surdez. Esse problema foi sendo contornado ao longo dos cruzamentos de brancos com os de cor. Outro problema que pode ocorrer ao bullterrier são as alergias de pele. Portanto, muita atenção com parasitas, insetos e ácaros que são os principais agentes causadores das alergias a esses cães.

Curiosidades
Os mais famosos bullterriers da cultura ocidental são os personagens Shark, do desenho animado Eek, The Cat e Scud, de Toy Story, entre outros, além de participações ao vivo em diversos filmes e seriados. Aqui no Brasil, Saddam, o cão do personagem Massaranduba, do Casseta e Planeta, que era erroneamente denominado de pitbull.

Nenhum comentário:

Postar um comentário