domingo, 1 de julho de 2012

Chihuahua

Origem
Este cãozinho é considerado o menor do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua, no México. Inteligente, afetuoso e possessivo, às vezes é tachado de histérico por quem não lida diretamente com ele. Por isso mesmo pode ser um excelente cão de guarda. Está sempre alerta a qualquer ruído e não economiza nos latidos. Há controvérsias quanto à sua origem: México, Cuba ou até mesmo Egito. Tornou-se muito popular ao aparecer ao lado e no colo de grandes estrelas de Hollywood em diversos filmes clássicos. Seu tamanho micro também contribui muito para essa popularidade, pois não precisa de grandes espaços para viver.


Aparência
O chihuahua mede entre 16 e 22cm de altura e pode pesar de 1 a 3kg. Quanto menor, mais sucesso ele faz. O focinho é curto e pontudo, os olhos são redondos, as orelhas grandes e a cauda é curvada sobre o dorso ou de lado. As cores mais comuns são o castanho-avermelhado claro, areia, marrom, prateado e azul-aço e a pelagem pode ser uniforme ou malhada. Há chihuahuas de pelagem curta e de pelagem longa e ondulada.

Saúde
É raro esse cãozinho apresentar problemas de saúde, mas é sempre bom ter o acompanhamento de um veterinário. Alguns cuidados podem fazer o chihuahua viver até perto dos 18 anos. Portanto, muita atenção com ele e fique de olhos bem abertos para problemas como hipoglicemia, por causa de estresse, falta de comida ou excesso de exercícios; hidrocefalia, luxação da patela (ou rótula), colapso da traqueia e espirro reverso (causado por excitação excessiva, entre outras coisas).

Curiosidades
O chihuahua é uma das raças mais antigas registradas no kennel club americano. Estrela de cinema, apareceu em diversos filmes e também na TV. Entre algumas estrelas que contracenaram com um chihuahua estão Sarah Jessica Parker e Reese Whiterspoon. Há fotos também da socialite Paris Hilton com um chihuahua no colo. Como se vê, é o preferido de nove entre dez estrelas do cinema. ;)

Um comentário:

  1. fofinho!adorei seu blog!segue o meu: http://sobrecaezinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir