domingo, 1 de julho de 2012

Bullmastiff

Origem
Raça de origem inglesa, o bullmastiff foi desenvolvido no século XIX, mas só foi reconhecida oficialmente no século XX. Há indícios de que tenha sido utilizado por guardas florestais para combater a caça clandestina, o que lhe confere uma certa aura heróica. É grandalhão e facilmente controlável, corajoso, vigilante, equilibrado e fiel. Como se vê, uma folha corrida de fazer inveja.


Aparência
Os machos medem entre 68 e 69cm, sendo as fêmeas um pouco menores. A pelagem é curta e densa, a cabeça é larga com rugas. A mandíbula inferior é saliente, as orelhas e a região ao redor dos olhos são mais escuras que o restante do corpo. O bullmastiff possui membros posteriores musculosos e largos e a cauda é grossa na base, afinando-se na ponta. Um verdadeiro atleta.

Saúde
Apesar de ser um cão forte e resistente, o Bullmastiff está sujeito a alguns problemas de saúde, como todo animal de estimação. Por isso, procure acostumá-lo desde cedo com ração para cães, nunca dê outro tipo de alimento. Eles precisam de exercícios moderados, que não comprometam suas articulações, portanto, mantê-los sempre esbeltos é a melhor coisa que se faz. Pode ainda ocorrer hipotireoidismo, displasia coxo-femural e de cotovelo, alguns tipos de câncer e entrópio. Todo cuidado é pouco.

Curiosidades
Valente e silencioso, o bullmastiff só ataca sob comando, mas assusta a quem está acuado por ele. Mas é muito dócil e há mesmo quem diga que o bullmastiff é um cão de colo num corpo gigante. O cão dessa raça mais pesado de que se tem registro na história foi um exemplar com 149 kg encontrado em maio de 1989, nos Estado Unidos. Que grandão, heim?! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário